O aluno do 9o período do curso de direito da Faculdade de Ciências da Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (UPE), Lucas Lopes da Silva, obteve o segundo lugar geral, na categoria individual, do “I Concurso de Júri Simulado”, promovido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE).
Já na categoria equipe, composta pelos estudantes, do 5o ao 9o períodos, Lucas Lopes da Silva, Hugo Luiz de Oliveira Vieira, Romero de Melo e Silva Filho, José Rilton Soares da Silva, Roberta Julliane de Lima Santos Lira e Eriane Curado de Souza, a UPE ficou em 5o lugar.
Todos os alunos participantes receberam certificado. Já o aluno premiado, Lucas Lopes, recebeu uma placa e um cheque no valor de R$ 1.500,00 durante a solenidade de encerramento, que aconteceu no último dia 03 de julho, no auditório da OAB-PE.
Os alunos foram preparados pelo professor da disciplina de Direito Tributário e vice-coordenador do curso da UPE, Luiz Edmundo Celso Borba, que ressaltou que o curso de Direito ainda não tem nenhuma turma formada e já alcança excelentes resultados. “É muito importante a realização de eventos dessa natureza, pois promovem a integração da teoria com a prática profissional, além da união da comunidade acadêmica”, destacou.
CONCURSO – Realizado de 19 a 22/06, contou com a participação de alunos de doze faculdades de direito para a simulação de julgamento de processos reais formado por defesa, acusação e uma comissão julgadora composta por advogados voluntários que, ao final da disputa, apontaram os três melhores colocados para representarem Pernambuco em concurso nacional em Brasília (DF), no segundo semestre deste ano.
Foram 12 júris simulados sobre homicídios, tentados ou consumados. Os casos foram distribuídos aos participantes um mês antes do primeiro júri.
As faculdades efetuaram as inscrições das equipes de alunos doando 50 Kg de alimentos não-perecíveis. Ao final foram arrecadados cerca de 600 Kg de alimentos, doados a pessoas necessitadas por meio do Banco de Alimentos que atende, além do Recife e Região Metropolitana, os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.
Com informações da ESA/OAB-PE.