Publicado em 22/06/2023
O aluno do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (IC/UPE), Gabriel Bechara, conquistou o 1º lugar na etapa nacional do Concurso Chinese Bridge 2023, o maior concurso de proficiência em língua chinesa para estudantes universitários do mundo, que foi realizado na Universidade de Brasília (UnB), com apoio da Embaixada da República Popular da China no Brasil, e esta 22ª edição tem como tema “Uma família, um mundo”. A competição teve três etapas: apresentação oral em forma de discurso; testes de competência de escuta e leitura; e mostra de talentos relacionados à cultura chinesa.
Vinte competidores selecionados pelos 12 Institutos Confúcio do Brasil participaram da fase preliminar no final de abril. Agora, o estudante do IC/UPE, de 27 anos, se prepara para representar o Brasil na final, que acontecerá na China. “Desde 2016 sou aluno do Instituto Confúcio. Depois de sete anos, voltamos a vencer a etapa nacional, justo no ano de aniversário de dez anos de fundação do instituto. De lá pra cá, venho testemunhando os impactos positivos e transformadores que estudar mandarim no instituto trouxe para minha vida em várias esferas.”, pontuou Gabriel Bechara.
O Instituto Confúcio tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades linguísticas e culturais dos estudantes interessados na língua chinesa. A instituição oferece cursos de mandarim, além de promover atividades extracurriculares, eventos culturais e competições, como o Concurso Chinese Bridge (Ponte Chinesa), que estimulam o aprendizado e a prática da língua.
Para Gabriel Bechara, a oportunidade de representar o Brasil na final do Concurso Chinese Bridge 2023 é um feito notável. Além de demonstrar suas habilidades, ele também terá a chance de interagir com estudantes de todo o mundo e aprender com os melhores profissionais da área. “Em meio a tantas aventuras e experiências únicas que o Instituto Confúcio da UPE me proporcionou, sinto que poderei contribuir não só com o propósito da Instituição de difundir a cultura chinesa e o estudo do mandarim na região, mas também seguir com minha missão pessoal de construir laços comerciais, sociais, educacionais e culturais do nordeste brasileiro com a China.”, destacou o aluno.
Gabriel iniciou sua graduação em Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano de 2014. Desde o início do curso, buscou alternativas para se capacitar e se destacar no mercado de trabalho. Em paralelo ao seu crescente interesse pela área de administração, ele percebeu como a China estava posicionada diplomática e economicamente com o Brasil. A China já ocupava o posto de principal parceiro econômico do Brasil, atuando em diversos segmentos, consequentemente, requisitava profissionais capacitados e aptos para comunicação em mandarim, o que fez despertar seu interesse em estudar a língua.
No segundo semestre de 2015, o estudante começou sua jornada de estudos no Instituto Confúcio, com uma assistência proporcionada pela universidade, que desempenhou um papel importante na preparação do aluno vitorioso para a competição. Através de um programa de estudos abrangente e de qualidade, o IC forneceu ao estudante as ferramentas necessárias para aprimorar suas habilidades no idioma chinês. Além disso, o instituto oferece suporte e orientação personalizados para os alunos que desejam participar de competições, com apoio contínuo do corpo docente e da administração universitária.
Durante sua primeira passagem pelo Instituto (2016-2018), Gabriel evoluiu significativamente no idioma, alcançando as certificações do HSK3 e HSKK1, tendo a oportunidade de participar do curso de verão ofertado pelo IC/UPE em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim. O estudante passou por uma imersão nos âmbitos educacionais, culturais e econômicos do país, explorando experiências cotidianas de um estudante universitário chinês, o alto grau de exigência dos professores e fazendo excursões promovidas pela própria universidade para conhecermos os principais pontos turísticos da região da capital chinesa. Ao retornar para o Brasil, foi selecionado para o programa de estágio da Huawei, no escritório em Recife, e para o programa Seeds for the Future, que faz parte de uma iniciativa conjunta com o Ministério da Educação.
Em 2018, recebeu uma bolsa de estudos pelo Instituto Confúcio para estudar mandarim na universidade parceira em Pequim por um ano. Ao retornar novamente para o Brasil, Gabriel se mudou para São Paulo para trabalhar no departamento comercial da Nuctech, empresa chinesa que é referência mundial no segmento de inspeções e segurança. Durante este período, ele foi aprovado na certificação máxima do mandarim (HSK6).
Já em 2021, foi contratado pela Americanas para desenvolver negócios com chineses no projeto de “Crossborder E-commerce”. Voltou para Recife em 2022 e resolveu dar sequência aos estudos de mandarim no IC/UPE. Nesta segunda passagem pelo instituto, por estar cursando um Mestrado (MBA) em Gestão Empresarial e atender aos requisitos da competição, o estudante foi o único aluno selecionado para representar Pernambuco e o Instituto Confúcio da UPE na etapa nacional do Chinese Bridge 2023. Dentre os 20 candidatos que participaram das rodadas de testes linguísticos e artísticos, o pernambucano se tornou o campeão nacional da competição, passando para a próxima fase, onde representará o Brasil na etapa final mundial.
A Universidade de Pernambuco espera que essa conquista inspire outros estudantes a explorarem o aprendizado do mandarim e a participarem de competições de proficiência. A instituição continua comprometida em oferecer programas de estudo e promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a China.