Na Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC) avaliará, através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017, os cursos de Bacharelado em Engenharia civil, Engenharia da computação, Engenharia de controle e automação, Engenharia elétrica, Engenharia mecânica, Sistemas de informação e Ciências biológicas, e as Licenciaturas em Ciência da computação, Ciências biológicas, Ciências sociais, Geografia, História, Letras-português, Matemática, Educação física, Letras Português-espanhol, Letras Português-inglês, Letras Inglês e Pedagogia.
O Enade 2017 é obrigatório para todos os alunos, dos cursos citados acima, que pretendem colar grau em 2017.2 e 2018.1 e ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.
Os alunos, já inscritos pelos coordenadores de cursos, devem acessar o endereço eletrônico do Inep e realizar efetivar seu cadastro. Caso haja necessidade de atendimento especializado no dia da prova (portadores de deficiência auditiva, visual, física, etc) ou atendimento específico (gestantes, lactantes, idosos, etc), o candidato deve indicar no mesmo sistema de inscrição, anexando documentação comprobatória, até o dia 03/09.
As provas, que serão aplicadas em 26 de novembro, às 13h, são compostas de dez questões de formação geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, e 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, no componente específico, com quatro horas de duração.
Enade – Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.