O Ambulatório de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca do Pronto Socorro Cardiológico Universitário da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE) e a Associação dos Portadores de Doenças de Chagas, Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatia de Pernambuco (APDCIM), comemoram 30 anos de sua criação. A Vice-Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti compareceu ao evento.
Para marcar a data, o Ambulatório e a Associação promoveram, na manhã desta quarta-feira (20/09), uma solenidade marcada pela emoção de todos os presentes que acompanharam o crescimento da ONG, a primeira no mundo dedicada aos pacientes chagásicos. O evento aconteceu na Casa de Chagas (ambulatório), que fica na Rua Álvares de Azevedo, 220 – Santo Amaro.
O fundador, o cardiologista Wilson Oliveira realizou uma apresentação sobre as atividades da ONG, bem como a participação em eventos, prêmios e projetos desenvolvidos até os dias de hoje. “O nosso grande desafio é a relação interpessoal. Temos que tratar bem o paciente que chega até nós, de uma maneira humanizada em todos os aspectos”, ressaltou.
Logo em seguida, foi entregue uma placa comemorativa a todos que contribuíram mais ativamente para o trabalho da associação. Entre eles, o assessor de Relações Internacionais da UPE, Prof. José Guido Correia de Araújo, o ex-Reitor Carlos Calado, o diretor do Procape, Ricardo Lima, a irmã Lucimar, a psicanalista Gilza Rodrigues, a chefe do laboratório no Procape, Cleide Freire, a médica Lúcia Costa, entre outros.
Durante a ocasião, a Dra. Cristina Carrazone recebeu uma homenagem surpresa. O espaço que abriga o bazar da Casa de Chagas leva o seu nome.