Na última sexta-feira (07/10), o grupo PET-GraduaSUS do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina realizou o 1° Seminário de Metodologias Ativas como Ferramenta de Fortalecimento do SUS. O evento foi realizado pelo grupo PET de Petrolina com parceria da UNIVASF, FACAPE, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do município.
Participaram do evento estudantes, professores e preceptores das mais diversas áreas dos cursos de saúde da região, com o objetivo de promover atualização no processo de ensino e aprendizagem dos referidos cursos.
O encontro foi dividido em mesas redondas e práticas em oficinas de "Qualificação da preceptoria para o SUS"; "Prática em Metodologias Ativas - Ferramenta para Aprendizagem Ativa"; e "(Trans)formação em Metodologias Ativas: Discussão a partir do Teatro do Oprimido".
O evento representa um marco histórico na região, pois as duas grandes universidades públicas uniram-se, pela primeira vez, para falar sobre o assunto”, disse o professor e coordenador da pós-graduação e, Análises Clínicas do campus Petrolina, Edivaldo Xavier Júnior.