O chefe da infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, Demetrius Montenegro recebeu o certificado internacional "profissional de saúde atende HIV sem estigma ou preconceito” concedido pela
Sociedade Internacional de AIDS conhecida como IAS. O evento aconteceu nesta quarta-feira (28) em Montreal, no Canadá.
A premiação nessa categoria foi entregue a seis profissionais de países diferentes. Demetrius representou o Brasil.
A indicação ao prêmio é recolhida por ong’s dos países associados à IAS. Depois, é realizada uma avaliação do especialista indicado.
"Nunca imaginei viver um momento como vivo hoje. Vinte e dois anos dedicados a cuidar de pessoas que vivem com HIV venho construindo um caminho sem estigma e preconceito e ao longo desses anos aprendi que cuidar de pessoas vivendo com HIV é muito mais do que examinar e prescrever medicamentos, é ouvir, é apoiar, é olhar a alma do outro através dos olhos, na maioria das vezes somos os únicos a apoiá-los. Precisamos ter empatia, o Brasil precisa de empatia, disse emocionado.
A IAS é a maior associação mundial de profissionais do vírus da inmunodeficiencia humana, com membros em mais de 190 países que trabalham em todas as frentes como a resposta mundial ao HIV/aids.