Na manhã desta quinta (10/11) uma ação de extensão universitária foi promovida pela Coordenação Setorial de Extensão do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam/UPE) em celebração ao Dia Mundial de Controle da Diabetes, comemorado no dia 14 deste mês. A iniciativa aconteceu nas enfermarias de gravidez de alto risco da maternidade, local onde hoje estão, em situação de internamento hospitalar, mulheres grávidas, algumas portando a diabetes gestacional.
Durante a ação, as pacientes receberam orientação sobre a doença e tiveram um momento especial com o “Ultrasom Natural”, a arte de pintar o bebê na barriga da mãe. Estudantes de medicina e enfermagem realizaram a pintura nas mães.
Diabetes Gestacional - é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.
O diabetes gestacional raramente causa sintomas. Dessa forma, é preciso fazer exames periódicos durante toda a gravidez, principalmente entre as semanas 24 e 28. É importante fazer esses exames uma vez que o açúcar elevado no sangue pode causar problemas para mulher e pare seu bebê.
O tratamento consiste em monitorar o açúcar no sangue, dieta, exercícios físicos e medicamentos, além de monitoramento da saúde do bebê. O internamento ocorre geralmente quando as alterações na saúde do bebê foram evidenciadas. Geralmente, o diabetes gestacional se cura logo após o parto.