1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
CISAM é destaque no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - Universidade de Pernambuco

CISAM é destaque no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular

 

Publicado em 21/11/23

As médicas hematologistas Lorena Costa Correa, Édyla Almeida, a Biomédica Gisely Albertim da Agência Transfusional do Centro Universitário Integrado Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (CISAM/UPE), e residentes participaram do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO), organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). O evento foi realizado em São Paulo no fim de outubro.

“O HEMO 2023 teve mais de sete mil inscritos este ano e o CISAM /UPE teve presença de destaque. Tivemos três trabalhos que foram bem avaliados” intitulados que foram “ Implementando o Patient Blood Management no Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury dr Medeiros: Um modelo que deu certo”, “Perfil Transfusional de recém-nascidos da maternidade do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco” e “Revisão do protocolo de estoque mínimo em uma agência transfusional de maternidade de alto risco em Pernambuco”.

Além disso, Lorena Costa participou da escrita e publicação do primeiro Consenso Nacional de Patient blood Management (PBM) e esteve como palestrante junto à representação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Sociedade Interamericana para o banco do PBM.

O Patient Blood Management (PBM) é uma abordagem sistemática, centrada no paciente e baseada em evidências, que tem por objetivo melhorar sua evolução  através do manejo e preservação do sangue, promovendo sua segurança e empoderamento.

“Este trabalho começou no CISAM/UPE em 2016, e ao longo do tempo sistematizamos nossos atendimentos segundo este novo modelo de cuidado, que é o PBM. Trata-se de um modelo pioneiro e que está sendo tomado como política de implementação urgente pela OMS a partir do ano de 2021. Na nossa unidade de saúde, os resultados já são evidentes e existe uma mudança de cultura local voltada para a segurança e as melhores práticas em saúde. Além disso, oferece uma proposta de economia em saúde”, explica a médica.