Publicado em 30/10/24
No dia último dia 25 de outubro, o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM-UPE) recebeu certificação do Ministério da Saúde, com o reconhecimento da Sala de Apoio à Mulher trabalhadora que Amamenta como um local que promove, protege e apoia a amamentação. Desde 2016, o CISAM-UPE oferece um local para que as trabalhadoras, ao voltarem da licença maternidade, possam utilizar como apoio para manutenção da sua lactação, no momento em que ocorre a separação rotineira da mãe e da criança.
“A partir do estímulo do Ministério da Saúde, com o lançamento em 2015 do Guia para implantação de salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora, entendendo que a volta ao trabalho tem um grande impacto na duração da amamentação e um fator determinante para o desmame precoce, o Banco de Leite Humano - BLH do CISAM-UPE se estruturou para oferecer um ambiente adequado para a coleta de leite, com acesso aos potes estéreis para acondicionamento e freezer para o armazenamento. Ao realizar o alívio das mamas cheias, as trabalhadoras também podem optar por doarem seu leite ao BLH que, após a pasteurização, pode ser utilizado para os bebês internados na nossa Unidade Neonatal”, destacou a Profa. Benita Spinelli, Gestora Executiva do CISAM-UPE.
Um dos principais objetivos do BLH do CISAM-UPE é ser um ponto de apoio para todas as pessoas que desejem amamentar, incluindo as trabalhadoras da Unidade de Educação e Educação e Saúde. O espaço é fundamental para o retorno das trabalhadoras as suas atividades, com mais cuidado e segurança.
“Retornar ao trabalho após a licença maternidade é sem dúvida um momento desesperador e de muita preocupação. Saber que o melhor para minha filha era manter o aleitamento materno até no mínimo dois anos, precisava tentar criar alternativas para garantir tal benefício. Dessa forma, saber que seu local de trabalho te acolhe e tenta dar alternativas para minimizar tal situação gera conforto. A maternidade já é cercada por tantas dificuldades e desafios, precisamos de incentivo para continuar nessa jornada de forma mais leve! Agradeço ao CISAM por oferecer um lugarzinho especial e me ajudar a garantir o leitinho da minha filha. Hoje ela tem 1 ano e 7 meses e nunca tomou outro tipo de leite que não seja o meu”, relatou Rafaela Carvalho, enfermeira do CISAM-UPE.
Estiveram presentes na solenidade de aposição da placa de certificação: a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Marta Rejane representando também a Gerência de Saúde da Criança, Leonardo Mendonça, representando o Ministério Público do Trabalho, Igara Melcop, Gerente Médica do Banco de Leite Humano do CISAM-UPE, Manoel Adauto, Gerente de Enfermagem do Banco de Leite Humano do CISAM-UPE, servidores, pacientes e acompanhantes do CISAM-UPE.