Os novos estudantes credenciados nos programas de pós-graduação em residência e especialização com prática nas Unidades do Complexo Hospitalar da UPE (UCH/UPE) recebem nesta segunda-feira (7) as boas-vindas dos gestores e coordenadores das unidades de saúde e participam de oficina de integração.
A cerimônia de acolhimento ocorrerá às 15h30, em cerimônia interna com transmissão pelo YouTube. A saudação será feita pela gestora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar.
Às 15h45 terá início a oficina como primeira atividade dos novos residentes. Será uma apresentação da estrutura da UPE e do seu Complexo Hospitalar, responsável por 76% do orçamento da instituição estadual de ensino superior, com 6.196 servidores.
Além do HUOC, integram o Complexo Hospitalar da UPE o Pronto-socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).
Juntas, as três unidades dispõem de 812 leitos e realizaram em 2021 cerca de 1,1 milhão de procedimentos ambulatoriais.
Ao todo, o UCH/UPE oferece 46 programas de residência e especialização, sendo 29 residências médicas, seis residências multiprofissionais, oito residências uniprofissionais e três especializações médicas.
Os mais de 200 estudantes iniciarão a sua especialização em áreas diversas, como anestesiologia, cirurgias (cardiovascular, aparelho digestivo, oncológica, torácica), dermatologia, gastroenterologia e neurologia.
Há ainda residências em ecocardiografia, dermatologia, geriatria, mastologia, neurologia (adulta e pediátrica), obstetrícia e ginecologia, pediatria, pneumologia, urologia e médico de família.
A permanência mais longa é de cinco anos, na residência de cirurgia cardiovascular no Procape.