1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Curso de Física de Materiais da Poli/UPE marca presença em evento da American Physical Society nos Estados Unidos - Universidade de Pernambuco

Curso de Física de Materiais da Poli/UPE marca presença em evento da American Physical Society nos Estados Unidos

Dois professores doutores e dois graduandos do curso de Física de Materiais da Universidade de Pernambuco participaram da March Meeting da American Physical Society, que reuniu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, de forma presencial e remota, 12 mil pesquisadores de todo o mundo entre os dias 14 e 18 de março.
 
A viagem para apresentação de trabalhos e resultados de pesquisa contou com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE), além do Massachusetts Institute of Technology (MIT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
 
Estas instituições também colaboram financeiramente para a realização das pesquisas dos professores e alunos vinculados ao programa de Iniciação Científica do curso oferecido na Poli/UPE desde 2018 e que conta atualmente com um quadro de nove docentes com doutorado e cerca de 60 discentes.
 
Durante o evento, a professora Gilvânia L. S. Vilela apresentou seu trabalho sobre magnons para transportar informações. Esse mecanismo pode levar a um processamento mais rápido de dados, livres de aquecimento Joule e com um grau de liberdade extra, uma vez que os magnons são quanta de ondas de spin.
 
Esses resultados lançam luz sobre o uso de ondas de spin em dispositivos de computação e foram publicados no periódico Applied Physics Letters com um artigo intitulado: "Thermally driven magnon valve with perpendicular magnetic anisotropy", da AIP Publishing.
 
O professor André L. M. Vilela mostrou seus últimos resultados sobre a Física da Sociedade (Sociofísica), ilustrando como a formação de um consenso social ou a predominância de uma opinião em uma sociedade se organiza na presença de interações de longo alcance, como quando se telefona para um amigo para saber sua opinião sobre um tema específico, como uma preferência política em uma eleição, por exemplo.
 
Os avanços dessa pesquisa foram divulgados recentemente no artigo "Three‐state majority‐vote model on small‐world networks", publicado pelo periódico Scientific Reports, da prestigiada editora científica Nature.
 
Dois estudantes do curso de Física de Materiais, orientados pelo professor André Vilela, também divulgaram na March Meeting, um de forma presencial e outro de forma remota, seus últimos resultados de pesquisa.
 
O graduando Mateus Granha apresentou em Chicago a sua pesquisa em Econofísica sobre um modelo matemático que descreve a dinâmica de agentes e dos preços dos ativos nos mercados de ações, reproduzindo características qualitativas e quantitativas importantes de mercados do mundo real.
 
De maneira complementar e falando do Recife, o graduando Igor Oliveira expôs a sua pesquisa sobre a presença de indivíduos cooperativos em uma sociedade e como essa conduta colaborativa permeia as ações e opiniões dos indivíduos em sociedades modernas, gerando decisões estratégicas frente à dilemas sociais políticos, religiosos, étnicos e econômicos.
 
Os graduandos do curso de Física de Materiais estão com seus trabalhos em fase de submissão para publicação em periódicos internacionais.
 
Artigos científicos publicados dos representantes da Poli apresentados na March Meeting da American Physical Society:
Thermally driven magnon valve with perpendicular magnetic anisotropy, Applied Physics Letters, 2022.
Three‐state majority‐vote model on small‐world networks, Nature Scientific Reports, 2022.