Os cursos de Direito da Universidade de Pernambuco, oferecidos na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP/UPE) e na unidade de Arcoverde que integra o Multicampi Garanhuns, foram agraciados com o Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Os dois cursos da UPE integram a lista dos 192 que foram contemplados com a certificação da OAB na sétima edição da entrega do Selo de Qualidade, que representa uma defesa da excelência do ensino jurídico no Brasil.
Segundo dados do sistema e-MEC, existem no Brasil 1.896 cursos de Direito, com oferta de 361.848 vagas anuais. A OAB tem sido protagonista na militância que busca combater a proliferação desenfreada de cursos de Direito e da ampliação irresponsável de vagas nesses cursos.
A solenidade ocorreu na quarta-feira (16) em Brasília. Entre outros representantes do sistema OAB, participaram da cerimônia o coordenador nacional do Exame de Ordem, Celso Barros Coelho, o presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Marco Aurélio Choy, e o professor titular da UnB, Mauro Luiz Rabelo, responsável pelo método estatístico adotado para a concessão do selo.
“É uma importante tarefa cumprir o papel de guiar o controle de qualidade das instituições que formam os profissionais jurídicos. A 7ª edição do Selo de Qualidade OAB, composta por uma comissão mais do que qualificada, dirige os trabalhos em busca de critérios objetivos e precisos. Dessa forma, protegemos a própria sociedade e o cidadão contra abusos e injustiças que lhes venham a prejudicar”, afirmou o presidente da OAB, Beto Simonetti.
O curso de Ciências Jurídicas da FACP/UPE foi criado pela resolução 08/2012 do Conselho Universitário (CONSUN) da UPE, funcionando inicialmente no Campus de Camaragibe até a sua transferência definitiva para a FCAP em 2016.
Já o curso de bacharelado em Direito do Multicampi Garanhuns da Universidade de Pernambuco é oferecido na cidade de Arcoverde desde 2011.
Os dois cursos de Direito da UPE registram alto índice de aprovação dos seus egressos no Exame Unificado da OAB, tornando-se referência na qualidade de ensino no estado e no país.
Texto: UPE com informações da OAB