Publicado em 14/04/2023
Hoje, 14 de abril, celebramos o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, instituído pelo Sistema Conselhos de Psicologia no ano de 2004. A data chama atenção para a condição a que estão submetidos milhões de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, que são privados de contextos de desenvolvimento adequado e sofrem com a marca do abandono e da exclusão. A construção de uma sociedade inclusiva exige uma educação que cumpra seu caráter público, universal e de qualidade para todos.
Na Universidade de Pernambuco (UPE), temos o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), que é um curso na modalidade a distância com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), constituído por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva.
O objetivo do programa é desenvolver processo formativo profissional que permita buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras para que os estudantes do eixo da Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, possam aprimorar seu potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.
O campus Mata Norte da UPE faz parte das IES que compõe o Programa de Pós-graduação stricto sensu do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede Nacional, além de oferecer o Curso de Especialização em Educação Especial Inclusiva no formato híbrido, atendendo diversos municípios da rede metropolitana e interiores do Estado de Pernambuco.
Já na Pró-Reitoria de Graduação e Coordenação de Desenvolvimento da Graduação (PROGRAD/CDG/UPE), tem o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), com o objetivo articular e assessorar os cursos de graduação no que se refere à acessibilidade e à inclusão, contribuindo para a garantia da equidade de condições para o acesso à educação de qualidade a todos/as.
O NAI tem como princípios o acolhimento, desenvolvimento de uma cultura inclusiva e anticapacitista, reconhecimento das diferenças e o respeito aos interesses e necessidades individuais de aprendizagem, visando o pleno desenvolvimento das potencialidades dos discentes e docentes, garantindo assim, a sua participação na vida acadêmica com autonomia, segurança e sucesso.