Publicado em 28/06/24
Aylla Oliveira e Lucas Couto, discente e egresso, respectivamente, do Bacharelado em Direito do Campus Arcoverde da Universidade de Pernambuco participarão, de julho a novembro deste ano, do Programa de Formação em Pesquisa do LAUT -Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo, com financiamento do Instituto Mattos Filho, em São Paulo.
O processo seletivo reuniu mais de uma centena de jovens pesquisadores (as) do Direito de todo o país, sendo selecionados apenas 10 (dez) para compor a turma de formação do ano de 2024. Os discentes farão o aprofundamento de temas que têm investigado no âmbito do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (G-Pense) do curso, sob a orientação do professor Fernando Cardoso e que envolve os projetos de iniciação científica que participaram ao longo dos últimos anos, com financiamento de editais da PROPEGI-UPE/CNPq e da FACEPE.
O LAUT tem como objetivo monitorar as diversas manifestações do autoritarismo e de repressão às liberdades, a fim de subsidiar a mobilização da sociedade civil, o debate público e a produção acadêmica. “Trata-se de um importante reconhecimento das atividades de pesquisa desenvolvidas no Campus e no interior do estado de Pernambuco”, destaca o professor Fernando Cardoso.