Publicado em 21/02/24
Nesta quarta-feira (21) foi divulgado e homologado o resultado final do Processo de Seleção para o Curso Residência Intersetorial em Primeira Infância. O edital foi lançado em dezembro pelo Governo do Estado e a Universidade de Pernambuco. As matrículas dos candidatos, aprovados e classificados, ocorrem nos dias 22 e 23 de fevereiro, e as aulas têm início no dia 04 de março de 2024.
O curso tem o objetivo de fortalecer políticas públicas específicas para as crianças de 0 a 6 anos e será ofertado na modalidade Educação a Distância, com a realização de dois encontros presenciais entre os eixos, como forma de fomentar discussões e socializar os produtos técnicos a serem construídos pelos estudantes, totalizando 380 horas de atividades, com certificação da Universidade de Pernambuco (UPE).
A iniciativa é inédita no Brasil, com intuito de ampliar as ações de formação continuada, em nível de pós-graduação, para os profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, que atuam como técnicos e/ou gestores na área da primeira infância no território Pernambucano. Inicialmente serão beneficiados 150 servidores estaduais de nível superior, lotados nas regionais de saúde e educação, além dos serviços de acolhimento institucional, vinculados à Secretaria da Criança e Juventude (SCJ) .
O investimento prevê ampliar o processo de interiorização de qualificação lato sensu, de modo que os profissionais residentes em vários municípios tenham acesso à formação. O convênio elaborado entre o Governo do Estado e a UPE, para a oferta da Residência Intersetorial em Primeira Infância, tem o objetivo de estender o curso gradativamente para beneficiar mais servidores estaduais e municipais nos próximos 4 anos.