Publicado em 17/10/24
Nesta quarta-feira (16), durante audiência com o Papa Francisco, o Prof. Carlos André Moura, docente da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, entregou o livro sobre a história da UPE ao líder religioso. A obra “Universidade de Pernambuco: Histórias, Espacialidades, Memórias e Outras Narrativas”, escrita pelos professores Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Carlos André Silva de Moura, Mariana Rabêlo Valença, Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Moraes de Araújo, faz parte das ações para comemoração dos 60 anos da instituição em 2025.
Em diálogo com o Pontífice, o docente destacou algumas ações realizadas pela UPE para a inclusão social no Brasil e como tem colaborado para a transformação social no país. Após a entrega, o livro será inserido no espólio dos materiais recebidos pelo Vaticano, que ficará exposto ao público que visitar a instituição ou pesquisar em suas bibliotecas.
“A entrega foi importante para que possamos circular a História de uma das principais instituições de ensino do Brasil. O Vaticano possui uma estrutura educacional e cultural imensa, com bibliotecas, arquivos e universidades, procurada por diferentes pesquisadores. Com isso, o livro passa a compor a estrutura cultural da instituição”, enfatizou o Prof. Carlos Moura.
Ainda na ocasião, o docente também entregou o livro “‘Don’t be afraid, I am the Grace’: the invention of a Marian visionary culture in Portugal and Brazil (1900-1936)”, resultados das pesquisas realizadas no Arquivo Secreto do Vaticano, atual Arquivo Apostólico, entre os anos de 2018 e 2019. Em novas pesquisas em 2024, o professor realizará levantamentos documentais e acordos de cooperação de investigação com a instituição.