Publicado em 28/05/2024
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) divulgaram o resultado da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023, um programa voltado para promover a mobilidade de pesquisadores brasileiros para universidades italianas. A chamada, lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) em cooperação com a Universidade de Bolonha (UNIBO), contou com a adesão de 19 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil.
O projeto “Latent fingerprint assessment using matrix-assisted laser desorption ionization mass spectrometry for forensic application”, da pesquisadora Maria Tereza Cartaxo Muniz, docente da Universidade de Pernambuco (UPE), foi selecionado pela sua contribuição inovadora no campo da aplicação forense através do uso de espectrometria de massa para avaliação de impressões digitais latentes.
O objetivo da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023 é fortalecer a colaboração científica internacional, apoiando a mobilidade de pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Este programa possibilita que pesquisadores brasileiros desenvolvam projetos de alto impacto em universidades italianas renomadas, promovendo intercâmbio de conhecimento e inovação.