Publicado em 12/03/24
No último domingo (10/03), na cidade do Recife, foi instalado oficialmente o processo de beatificação e canonização da Irmã Adélia Teixeira de Carvalho, religiosa da Instrução Cristã Damas. Na ocasião, o Prof. Carlos André Moura, docente da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (UPE-Mata Norte), foi confirmado como presidente da Comissão Histórica e Arquivística das atividades junto ao Vaticano. O pesquisador será responsável pela catalogação, levantamento de fontes e produção de relatório que subsidiará a decisão das várias instâncias do Vaticano. A equipe também é formada por egressos do curso de História da UPE - Mata Norte, Edmilson Antônio da Silva Júnior e José Pedro Lopes Neto, além da religiosa Rosimar Santos.
“Estamos trabalhando neste processo desde 2018, com coleta de fontes, análise de dados e envio de materiais ao Vaticano. Com a instituição do Tribunal Eclesiástico, o nosso trabalho será subsidiar a Diocese de Pesqueira e o Vaticano com informações históricas sobre a personagem central do processo”, relatou o Prof. Carlos Moura.
Nas determinações do Código Canônico, para um processo de beatificação e canonização, é obrigatório a presença de um historiador de ofício, com vasta experiência em trabalho arquivístico e escrita sobre o tema. Neste sentido, a indicação do Prof. Carlos André Moura foi referendado pela Diocese de Pesqueira, a Congregação das Damas e o Vaticano, que teve acesso a sua produção e currículo. O processo será executado pela Diocese de Pesqueira, local onde a Irmã Adélia Teixeira de Carvalho nasceu em 1922. A religiosa faleceu na cidade do Recife em 13 de outubro de 2013 e os primeiros documentos foram enviados para o Vaticano em 2018.