Publicado em 03/06/24
Nesta segunda-feira (03/06), durante a programação do Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE), serão lançadas as Cartilhas de Práticas Pedagógicas produzidas pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco. O material é destinado aos docentes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Educação, com diferentes abordagens que têm como tema central a proposta do ano letivo de 2024: “Relações étnico-raciais: Educar para o (re)conhecimento e valorização da diversidade e da diferença”.
Entre os materiais produzidos, os docentes Carlos André Silva de Moura, Carlos Bittencourt Marques, Janaina Guimarães da Fonseca e Silva e Kalina Vanderlei Silva, professores do curso de História da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, elaboraram os materiais “Relações étnico-raciais: educar para o (re)conhecimento e valorização da diversidade (História - Ensino Fundamental)”, “Relações étinico-raciais: educar para o (re)conhecimento e valorização da diversidade e diferença (História - Ensino Médio)” e “Ensino Religioso: diálogos para o (re)conhecimento e valorização da diversidade e da diferença (Ensino Religioso - Ensino Fundamental)”.
“Esperamos contribuir com as experiências de professoras e professores da Rede de educação. Ressalto a importância das temáticas e o envolvimento de vários pesquisadores e pesquisadoras da UPE no projeto, demonstrando a capacidade da nossa universidade em dialogar e ofertar pesquisas de qualidade à educação de nosso Estado”, destacou a Profa. Janaina Guimarães, UPE - Campus Mata Norte.
Após o lançamento, o material será destinado aos docentes e as bibliotecas da rede estadual, com o objetivo de colaborar com a formação continuada e usos em diferentes atividades das instituições de ensino. Os materiais didáticos serão fundamentais para a organização de práticas didáticas cotidianas, com propostas que têm como base os documentos norteadores da educação, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco.
“A proposta da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco é importante para que os docentes possam manter discussões com uma bibliografia atualizada e recomendações de atividades para usos em sala de aula e no ambiente escolar. A distribuição para escolas e professores contribui com um processo de democratização do conhecimento”, enfatizou o Prof. Carlos André Moura, docente da UPE - Campus Mata Norte.
Além dos docentes da Universidade de Pernambuco, professores de outras instituições participaram da ação, com diferentes universidades, grupos de pesquisa e laboratórios. “Estamos muito felizes com a participação dos professores da UPE, entre outras universidades públicas de Pernambuco, na construção do material pedagógico norteador das discussões do tema do nosso ano letivo: “Relações étnico-raciais: educar para o (re)conhecimento e valorização da diversidade”. Sabemos da relevância de trazer a questão da (re)educação das relações étnico-raciais como pauta. Dessa maneira, a articulação entre a educação básica e o ensino superior se fortalece em prol da equidade racial e o combate a todas as formas de preconceito”, pontuou a Prof. Tárcia Regina Silva, Secretária Executiva de Educação e Esporte de Pernambuco.
As cartilhas serão lançadas durante o Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE), realizado no Parque de Exposição do Cordeiro, localizado na Avenida Caxangá, 2200 - Cordeiro, Recife - PE. As cartilhas do Ensino Fundamental serão lançadas, a partir das 11h, e do Ensino Médio a partir das 16h.