Publicado em 06/05/24
Durante a solenidade de inauguração do Memorial Helena de Freitas e do lançamento do livro e documentário com o mesmo título, os professores Carlos André Silva de Moura, Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Moraes de Araújo, docente da Universidade de Pernambuco (UPE), receberam a Medalha Abel Carlos de Araújo. A homenagem foi concedida pelo Conselho do Ilê Ase Oyé Bery, maior honraria da instituição, em reconhecimento ao trabalho de investigação desenvolvido pelos pesquisadores na instituição.
Há um ano e meio os docentes iniciaram um trabalho de pesquisa, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), a partir do Edital Solano Trindade, com o objetivo de catalogar, higienizar, organizar e salvaguardar a documentação da instituição, que tem mais de 57 anos de História. O trabalho envolveu professores, estudantes e colaboradores, que também resultou na organização de um memorial com parte da História das religiões afro-brasileiras no Recife. Ainda entre os resultados, apresentados a sociedade em cerimônia pública no dia 04 de maio de 2024, os docentes da UPE editaram um documentário sobre a História do Ilê Ase Oyé Bery, que também debate sobre a formação do candomblé em Pernambuco, as relações Étnico-raciais, a formação de políticas públicas e professores.
O vídeo ficará disponível no canal do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR-UPE) e as visitas ao memorial podem ser realizadas no endereço: Rua Dom Antônio Viçoso, 200, Barro, Recife - PE.
A Universidade de Pernambuco parabeniza os docentes pelo trabalho e pela homenagem recebida.