O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado preliminar da concessão das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT).
Na Universidade de Pernambuco (UPE), 17 docentes tiveram suas bolsas aprovadas. Desse total, 11 pesquisadores se tornaram novos bolsistas e seis deles tiveram suas bolsas renovadas. Com esse resultado, a UPE passa a ter em seu quadro 23 professores bolsistas de produtividade.
Segundo o CNPQ, as bolsas PQ têm o objetivo de valorizar pesquisadores que possuam destaque na produção científica, tecnológica e de inovação em suas áreas do conhecimento, incentivando o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade no país.
Já as bolsas DT têm o objetivo de valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos.
Os contemplados com bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) na Chamada CNPq Nº 04/2021 foram:
* André Luís da Mota Vilela
* Aronita Rosenblatt
* Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos
* Carmelo José Albanez Bastos Filho
* Daniel Augusto Ribeiro Chaves
* Diego José Rativa Millan
* Fábio Sérgio Barbosa da Silva
* Fernando Buarque de Lima Neto
* Francisco Madeiro Bernardino Junior
* Mariana Guenther Soares
* Patricia Takako Endo
* Paulo Milet-Pinheiro
Os contemplados com bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) na Chamada CNPq Nº 03/2021 foram:
* Alexandre Magno Andrade Maciel
* Aline de Freitas Brito
* Byron Leite Dantas Bezerra
* Diego Jose Rativa Millan
* Manoel Henrique da Nóbrega Marinho
* Sérgio Peres Ramos da Silva
A UPE possui ainda outros quatro bolsistas PQ em vigência (Marcelo Alves Ramos, Mauro Virgilio Gomes de Barros, Rodrigo Pinto Pedrosa e Xavier Arnan Viadiu) e dois bolsistas DT em vigência (Bruno José Torres Fernandes e Romero Marcos Pedrosa Brandão Costa).