Cinco professores e sete alunos da pós-graduação da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) integram a equipe que tem uma missão inovadora: preparar, em um período de oito meses, servidores públicos para os desafios surgidos com as novas tecnologias.
Este é o tempo do curso "Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Analytics", coordenado pelo professor Fernando Buarque de Lima Neto, que teve início na segunda-feira (24). A formação é oferecida pela Usina Pernambucana de Inovação dentro do Programa de Extensão Tecnológica para Governo (PET-GOV).
O PET-GOV visa a aproximação entre a Academia e Poder Público em duas etapas: formação de pessoas e desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios do serviço público.
A equipe da Poli-UPE vai orientar cinco times (com cinco integrantes cada) de servidores públicos da Prefeitura do Recife, Compesa, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
No final, serão produzidos cinco protótipos funcionais para uso real nestas instituições parceiras. O projeto foi aprovado com financiamento de R$ 153.800,00 da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
Outros dois professores da UPE também estão ministrando cursos oferecidos pela Usina Pernambucana de Inovação a servidores públicos, cujas inscrições já foram encerradas.
A professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Carolina da Cunha Correia é responsável pelo curso "Instrumentos Digitais para Identificação, Prevenção e Tratamento de AVC".
Já o professor do Campus Salgueiro, Fagner Melo, está à frente do curso "Automatização de Processos Públicos".