1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Editora da Universidade de Pernambuco amplia em 20% o número de títulos publicados em 2023 - Universidade de Pernambuco

Editora da Universidade de Pernambuco amplia em 20% o número de títulos publicados em 2023

 

Publicado em 28/12/23

A Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE) concluiu o ano de 2023 com a publicação de 86 títulos em diferentes áreas do conhecimento. O número é superior ao que foi registrado em 2022, quando a EDUPE entregou 72 títulos à comunidade acadêmica da UPE e aos leitores em geral. O resultado faz parte de investimentos que a gestão da Universidade de Pernambuco (UPE) tem realizado para a divulgação científica na instituição, com a ampliação do número de servidores e colaboradores, manutenção e fortalecimento dos editais do Programa de Edição de Livros, além de incentivos para ampliação do seu catálogo.

Durante o ano de 2023, a EDUPE publicou três editais para edição de livros físicos e digitais (ebooks), destinados aos docentes, servidores técnico-administrativos, docentes aposentados que ainda contribuem com os Programas de Pós-graduação e discentes. Dos títulos publicados, 30,2% são livros físicos e 69,8% são obras digitais, disponíveis no site da EDUPE (www.edupe.upe.br), sendo os ebooks de acesso livre ao público interessado.

O trabalho desenvolvido pela EDUPE tem consolidado a editora como uma das principais instituições universitárias do segmento no Brasil, com atuação internacional, divulgação de pesquisas de impacto, projetos internacionais, títulos que são resultados de convênios entre instituições pública, privadas e não governamentais, além dos trabalhos que fortalecem as relações internacionais de diferentes pesquisadores.

Durante o ano, a equipe da EDUPE foi responsável pela publicação, por exemplo, do “Plano de logística sustentável: PLS : 2023-2026”, convênio entre a UPE e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, do livro “Caminhos para a transformação digital da indústria nordestina: experiências dos programas NE 4.0 e PE 4.0”, a partir de um convênio com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, o “Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas”, elaborado pela equipe do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, utilizado na Rede Estadual de Saúde, 16 obras provenientes do convênio da UPE com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Rede do Programa de Pós-graduação em Ensino de História, o que resultou na publicação de livros de diferentes universidades do Brasil, além de obras de pesquisadores de outros países.

“O trabalho desenvolvido pela EDUPE tem demonstrado o potencial da produção científica da comunidade acadêmica da UPE, mas também as trocas de experiências com pesquisadores de diferentes localidades. O nosso objetivo é ampliar o apoio institucional, para fortalecer as ações da editora, com a disponibilidade de editais e ações que contribuam com a circulação dos debates científicos. Também avançamos em parcerias e convênio com diferentes instituições, com diálogos voltados para a produção no ensino, pesquisa, extensão, inovação e serviços à população”, enfatizou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

As ações da EDUPE não estão resumidas apenas à ampliação do número de títulos publicados em 2023, mas ao fortalecimento da qualidade das obras. Com um Conselho Editorial internacional, os materiais submetidos à instituição têm sido avaliados por um conjunto de pareceristas ad hoc, a partir de critérios estabelecidos pela Direção Científica que abordam o impacto acadêmico, a fundamentação teórico-metodológica, a originalidade, as normas técnicas da língua portuguesa, a potencialidade de internacionalização, dentre outros requisitos. Com este formato, a instituição tem realizado publicações de diferentes universidades e centros de pesquisa, com o fortalecimento do diálogo interinstitucional.

“A EDUPE possui um forte catálogo de obras acadêmicas, resultado de investigações, projetos e ações colaborativas. O nosso objetivo é democratizar o conhecimento, a partir da divulgação das diversas áreas. Temos a preocupação de distribuir os livros físicos para todas nossas bibliotecas da UPE, assim como, manter o acesso livre para os e-books, que podem ser consultados em qualquer lugar. Nossas obras são utilizadas em componentes curriculares das universidades, cursos de formação e concursos públicos”, relatou o Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto.

Para 2024, ano em que a instituição completará 25 anos de atividades, está planejado o lançamento de uma coleção comemorativa e a continuidade dos editais de incentivo à publicação. Atualmente a Coordenação da EDUPE tem trabalhado para ampliar a equipe, com o objetivo de realizar ações voltadas para a internacionalização e atender demandas específicas, com obras que reflitam sobre temas contemporâneos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, educação das relações étnico-raciais, educação inclusiva, acessibilidade, formação de professores, tecnologia sustentável, inteligência artificial, dentre outras temáticas.

“Como editora universitária, a EDUPE tem a responsabilidade de abordar temáticas que contribuam com a divulgação das investigações científicas. Temos ampliado o nosso diálogo com os centros de pesquisas, as unidades de educação e educação e saúde da UPE, além da comunidade acadêmica externa, com o objetivo de aprimorar os títulos com publicações de qualidade”, reforçou o Diretor Científico da Editora da Universidade de Pernambuco, Prof. Carlos André Moura.

Na divisão por áreas do conhecimento, as publicações da Editora da Universidade de Pernambuco apresentaram os seguintes resultados: Educação – 31%, Ciências Humanas – 27%, Interdisciplinar – 20%, Ciências Sociais Aplicadas – 9%, Ciências da Saúde – 7%, Linguística, letras e artes – 4% e Ciências Biológicas – 2%. No momento, a editora possui 15 obras na fila de produção para 2024 e a previsão de publicação de dois editais do Programa de Edição de Livros e do Prêmio de Teses e Dissertações da UPE, que tem incentivado publicações dos mestres e doutores formados na instituição.