A Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe) disponibilizou mais um livro gratuito que pode ter download no formato PDF a partir do site www.edupe.upe.br.
Trata-se de "Autocuidado e empoderamento: estratégia para promoção da saúde em pessoas acometidas com hanseníase", publicação com 130 páginas resultado de uma parceria entre a UPE, a Netherlands Hanseniasis Relief do Brasil (NHR Brasil) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em sete capítulos, 11 autores abordam iniciativas e projetos direcionados para fortalecimento das capacidades humanas pautadas na resiliência e solidariedade no segundo país do mundo em casos novos de hanseníase (aproximadamente 15% do total).
Como destaca a pesquisadora Eliana Amorim de Souza no seu prefácio, "o livro nos provoca a discutir autocuidado como elemento central para superação da hanseníase como causa injusta de dor, incapacidade física, deficiência e estigma. Estamos convidados e convidadas a refletir sobre estas dimensões".
Criado em 2014, o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Cuidado, Práticas Sociais e Direito à Saúde das Populações Vulneráveis (Grupev) é vinculado à Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da UPE. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão junto a populações vulneráveis com foco na atenção à saúde das pessoas afetadas pela hanseníase.
Já a Netherlands Hanseniasis Relief surgiu na Holanda há mais de 50 anos, a partir de uma visita a pessoas com hanseníase em um hospital na Tanzânia, na década de 1960, feita por Francisca Anten e o professor Dick Leiker. Os dois idealizaram a NLR, organização não-governamental que luta por um mundo livre da hanseníase.
O Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (PPGSP/UFC) é composto pelo Mestrado em Saúde Pública, criado em 1994, e pelo Doutorado em Saúde Pública, iniciado em 2015 após uma experiência pioneira e bem-sucedida de solidariedade interinstitucional dentro do estado do Ceará.