Na última quarta-feira (23.03) reitores e representantes das universidades pernambucanas que integram o Consórcio Pernambuco Universitas (UPE, UFPE, UFRPE, Unicap e Univasf) tiveram uma reunião com o embaixador de Moçambique no Brasil, Manuel Lubisse. Ele apresentou proposta de criação de um programa semelhante ao Ciência Sem Fronteiras para que estudantes universitários moçambicanos possam vir estudar em Pernambuco a partir de 2017.
As áreas prioritárias inicialmente, segundo o embaixador, são Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal e Medicina. A ideia é que pelo menos 50 estudantes sejam beneficiados por ano pelo programa, atingindo em dez anos um total de 500 universitários.
No encontro, ficou definido que, até meados de abril, a embaixada apresentará a proposta de cooperação formalmente para análise e aprovação das universidades que integram o Consórcio Pernambuco Universitas.
Participaram da reunião o Reitor da Unicap e presidente do Consórcio Pernambuco Universitas, Padre Pedro Rubens, acompanhado do assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Thales Castro, e do chefe de gabinete, Rodrigo Pellegrino; o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, acompanhado do assessor de Relações Internacionais, José Guido Corrêa de Araújo; o Reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; o Reitor da Univasf, Julianeli Tolentino; o Vice-reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, acompanhado do assessor de Cooperação Internacional, Lêucio Alves; e o diretor do escritório da Universidade de Toulouse no Brasil, Pierre Fernandez.
O embaixador estava acompanhado do cônsul de Moçambique no Recife, Ernesto Cavalcanti; do conselheiro Econômico para Assuntos do Turismo e Cultura, Romualdo Johnam; e do conselheiro para Assuntos Comerciais, Jaime Nicol.
Com informações da Assessoria de Imprensa da UNICAP