Publicado em 05/05/2023
Na manhã desta sexta-feira (05/05), foi exibido do filme "Quando falta o ar", dirigido por Ana Petta e Helena Petta. O evento foi marcado por um momento especial: o encerramento do Pavilhão Julio de Melo de tratamento de Covid-19, o último setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a ser fechado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE), um feito alcançado graças ao esforço e dedicação de todos os profissionais envolvidos na linha de frente.
O filme "Quando falta o ar" foi pré-selecionado para concorrer ao Oscar. "O filme narra a história de luta das profissionais do SUS, que defenderam a vida, cuidaram das pessoas e resistiram ao governo da morte. Nosso objetivo era olhar além dos relatos jornalísticos da pandemia tão presentes nos noticiários do mundo todo. Numa época em que o ritual da morte se tornou impossível, priorizamos mostrar a força do trabalho destas mulheres, onde o elemento humano faz a diferença. Ao mesmo tempo, queríamos revelar como as dimensões envolvidas no cuidado se misturam com as desigualdades sociais e o racismo estrutural existente nas diferentes regiões do país.", afirmam as diretoras Ana e Helena.
Ana Petta, atriz e cineasta, e Helena Petta, médica infectologista e cineasta, contam que a equipe de filmagem buscou capturar diferentes ritmos e dimensões do cuidado em saúde que muitas vezes se expressam através do toque, do gesto e do olhar.