A equipe de robótica “Carranca 22”, formada por graduandos de cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE), participou da “13ª Winter Challenge”, que aconteceu de 06 a 09/07, em São Caetano do Sul, São Paulo.
A conquista da equipe da Poli/UPE, que ficou em 3o lugar na categoria de robôs de combate Antweight (robôs de 454kg) com o robô “Virgulino” e em 5o com o “Thaibidh” dentre 24 inscritos, é a maior desde a sua existência. É, também, a primeira vez que um grupo de robótica de Pernambuco chegou ao pódio nesta competição.
O grupo participou, ainda, de outras duas categorias, a Beetleweight (robôs de até 1,36kg) e Seguidor de Linha Pró, com o robô “Perry”, que ficou com o 25o lugar dentre 125 inscritos.
A competição de robótica, a maior da América Latina, contou com a participação de equipes que todo país e de equipes internacionais (EUA, México, França, dentre outros).
A equipe da Poli/UPE, que faz parte do projeto de extensão “Núcleo de Engenharia em Automação e Robótica (Near)”, tem como orientador o professor da UPE e coordenador do Núcleo, Emmanuel Andrade de Barros Santos. O Near tem como objetivo unir diversas áreas de conhecimento fazendo uso da robótica e automação como ferramenta de ensino e aprendizagem.
Compõem a equipe Carranca 22 os alunos: David Victor, Flávio Duarte, Guilherme Dias, Isabella Galvão, Kewin Lima, Kelly Mota, Lucas Carvalho, Luis Eduardo, Matheus Galvão, Pedro Santana, Pedro Gabriel, Ricardo Carvalheira e Vinicius Lins.
{gallery}equipe-de-robotica-da-upe{/gallery}