Publicado em 19/08/24
A Escola de Aplicação do Recife e Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, instituições de educação básica vinculadas a Universidade de Pernambuco, foram destaque na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Principal indicador da educação no país, o índice avalia o desempenho dos estudantes a partir da taxa de aprovação das escolas e dos resultados em uma avaliação de matemática e português, constituindo-se no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
No ranking divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 14/08/2024, a Escola de Aplicação do Recife aparece com a melhor nota de Pernambuco e a terceira melhor do Brasil. Por ordem de classificação, o IDEB apontou a Escola Preparatório de Cadetes do Ar (nota 7,8), da Rede Federal, a Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos (nota 7,5), da Rede Estadual do Ceará, e a Escola de Aplicação do Recife (nota 7,5). A Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, vinculada a Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, também foi destaque na avaliação, com nota 7,1, atingiu a segunda melhor colocação em Pernambuco e a oitava no Brasil.
O IDEB é o principal indicador da educação básica pública e privada, com variação em uma escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Para compor o ranking, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica, avaliação de Português e Matemática, que foi aplicada nos meses de outubro e novembro do ano passado, e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.
A Universidade de Pernambuco parabeniza as Escolas de Aplicação no Recife e Garanhuns.