Publicado em 19/10/23
A Escola de Aplicação do Recife (EAR-UPE) está entre as instituições com melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2022. Há três anos os dados não eram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mas em 2023 as informações foram obtidas pelos pesquisadores Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado, da edtech AIO Educação.
Na lista das primeiras instituições, o Estado de Pernambuco possui quatro unidades de ensino entre as 50 maiores notas do ENEM. A Escola de Aplicação do Recife é a 30º colocada nacional, com 707,35 pontos, e a 2º colocada no Estado. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a escola pública mais bem posicionada nacionalmente, no 20º lugar.
“O resultado da Escola de Aplicação do Recife no Exame Nacional do Ensino Médio é o reflexo das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, técnico-administrativos, os estudantes e um projeto pedagógico consistente. A Escola de Aplicação tem demonstrado outros resultados positivos, como a conquista de medalhas em importantes olimpíadas de conhecimento e rankings de qualidade de ensino. Parabenizamos o trabalho da comunidade acadêmica desenvolvido na instituição”, enfatizou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Das 10 instituições de ensino mais bem colocadas em Pernambuco, apenas duas são públicas. A primeira colocação geral ficou com o Colégio Farias Brito, instituição privada localizada no Estado do Ceará. Apenas quatro escolas públicas estão entre as 50 maiores notas, dentre elas, apenas a Escola de Aplicação do Recife é ligada a uma universidade estadual.
Atualmente, para ingresso de estudantes na Escola de Aplicação do Recife, os discentes são submetidos a um processo seletivo para o ensino fundamental ou ensino médio. Em 2023 as provas acontecerão no dia 02 de novembro, sob a coordenação da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA - UPE).
A Universidade de Pernambuco parabeniza a comunidade acadêmica da Escola de Aplicação do Recife.