As Escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE) no Recife (Escola do Recife), na Mata Norte e em Garanhuns foram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no ano de 2015. Para marcar o feito, o governador do Estado, Paulo Câmara, comandou solenidade, ontem (28/09) no Palácio do Campo das Princesas, quando agraciou seis municípios, dez escolas e três gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A nota média do Idepe para 2015 foi de 3,9, se igualando ao índice nacional, o Ideb, divulgado pelo Ministério da Educação.
“O resultado do Idepe é muito importante porque ele faz a avaliação de todas as escolas do Estado. Há um acompanhamento detalhado e intensivo, diferente do Ideb que é uma avaliação mais geral. E ambos mostraram os mesmo resultados: que estamos avançando e superando, a cada ano, os índices alcançados na educação”, pontuou Paulo Câmara.
Para o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, o ato é mais uma forma que o Governo encontrou de reconhecer e valorizar o esforço dos que fazem a educação de Pernambuco. “Esse resultado mostra que as nossas escolas estão efetivamente avançando e alcançando notas muito mais altas do que em anos anteriores. A maioria das nossas escolas tiveram notas acima de 6,0, e isso é muito positivo. Estabelecemos uma estratégia que vem dando muito certo e que, inclusive, serve de exemplo para todo o Brasil. Essa elevação do bom desempenho nos anima a cumprir as próximas etapas e continuar avançando”, salientou o secretário.
IDEPE - Realizado anualmente, o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (Ideb). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.
Rede Estadual:
Anos Finais do Ensino Fundamental
1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife – UPE (IDEPE 7,96)
2º Lugar: Escola de Aplicação UPE/Nazaré da Mata (IDEPE 6,55)
3º Lugar: Escola de Aplicação UPE/Garanhuns (IDEPE 6,37)
4º Lugar: Escola Tomé Francisco da Silva - Quixaba (IDEPE 6,25)
5º Lugar: Escola Dario Gomes de Lima - Limoeiro (IDEPE 5,94)
Ensino Médio
1º Lugar: EREM Abílio de Souza Barbosa – Orobó (IDEPE 7,98)
2º Lugar: Escola Dario Gomes de Lima - Limoeiro (IDEPE 7,20)
3º Lugar: Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar - Orobó (IDEPE 6,98)
4º Lugar: Escola de Aplicação do Recife – UPE (IDEPE 6,92)
5º Lugar: Escola de Aplicação UPE/Garanhuns (IDEPE 6,22)
Com informações da SEI.
Foto: Edmar Melo/SEI.