1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Estudantes da Escola de Aplicação do Recife - UPE são medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil - Universidade de Pernambuco

Estudantes da Escola de Aplicação do Recife - UPE são medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Discentes da Escola de Aplicação do Recife - UPE foram medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A final da 15º edição do evento aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto de 2023, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Esta foi a 11° vez que a instituição se classificou para a última fase do evento, com a participação de oito equipes, formadas por três estudantes e um professor orientador.

A comitiva da Escola de Aplicação do Recife contou com 24 discentes, 2 docentes orientadores, a gestora da instituição e 2 monitores. Ao final do evento, os estudantes conquistaram 3 medalhas de bronze, tornando-se a segunda escola do Estado de Pernambuco a ganhar o maior número de medalhas. Pernambuco também foi o segundo Estado com mais medalhas, totalizando 11, atrás apenas do Ceará que conquistou 18 medalhas. 

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, discentes de pós-graduação e de graduação. Em 2023, a ONHB somou 30,5 mil grupos participantes, um total de 120 mil pessoas. O número é o maior já registrado entre todas as edições e representa um aumento de 68% em comparação com 2022. Participam da Olimpíada, estudantes dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio, em grupos compostos por três discentes e um professor de História. A olimpíada possui seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que puderam ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

“A participação dos estudantes na ONHB é de suma importância para desenvolver o conhecimento histórico. No processo olímpico, os discentes podem atuar como historiadores, tendo contato com o universo da pesquisa”, destacou o Prof. Alberon Lemos, docente da Escola de Aplicação do Recife. 

Além das 3 medalhas de bronze destinadas às equipes, os estudantes  receberam 21 medalhas de cristal. O quantitativo, dividido por região, foi 45 medalhas para o Nordeste, 22 para o Sudeste, 4 para o Centro-oeste e 3 para o Norte. A Universidade de Pernambuco parabeniza os discentes, docentes e servidores da Escola de Aplicação do Recife.