publicado dia 12/07/2024
Aconteceu na Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) o desenvolvimento do projeto Impressão de Lentes de Contato em Hidrogéis Bioativos. Sob a coordenação da Profa. Dra. Elaine Vaz, da POLI, os estudantes realizaram um treinamento avançado no Curso de Extensão Tecnológica PET “Visão Futura: Impressão de Lentes de Contato em Hidrogéis Bioativos com Liberação Controlada de Fármacos”.
A manufatura aditiva, como a impressão 3D, tem se mostrado uma tecnologia promissora para o desenvolvimento tecnológico de curto prazo. Sua popularização permitiu sua inserção em diversos setores da indústria e áreas do conhecimento, incluindo o meio biotecnológico, como na fabricação de lentes de contato inteligentes. O curso abordou temas como manufatura aditiva, estrutura de hidrogéis, hidrogéis para lentes de contato, caracterizações, testes de biocompatibilidade e métodos de incorporação de fármacos em hidrogéis.
Participam do projeto os discentes do curso de Física de Materiais, Abner Farias, Beatriz Passos, Bruna Crêspo, Elyson Ramos, Lis Vieira, Luísa Tertuliano, Valdir Neto e Vinícius Leal. Também participaram discentes do curso de engenheira biomédica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Júlio Patriota e de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Gabriel Arruda. O projeto é realizado em parceria com a empresa BioVitalis e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
Os estudantes esperam desenvolver lentes de contato que auxiliem em tratamentos específicos, como as uveítes, além de criar um processo com custo reduzido e tecnologia compatível para o desenvolvimento em empresas locais.
Os resultados promissores do projeto destacam a habilidade de cooperação em pesquisa dos estudantes de Física de Materiais. O projeto é orientado pelo Doutorando Prof. Alisson Albuquerque (UFPE) e desenvolvido no Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE, em parceria com a BioVitalis, representada pelo Prof. Dr. Severino Júnior (fundador da BioVitalis, UFPE) e pela Profa. Dra. Dayane Santos (CEO da BioVitalis, UFPE).
#descriçãodaimagem A imagem mostra as discentes Lis Vieira e Tertuliano na atividade de Manufatura Aditiva para Lentes de Contato Pesquisa e prototipação, na imagem há o título: ''Estudantes Física de Materiais da POLI-UPE desenvolvem projeto de Lentes de Contato em Hidrogéis Bioativos''. Fim da descrição.