As novas regras de acesso ao Patrimônio Genético Nacional e de sua remessa ao exterior, a regularização das pesquisas que acessaram esse patrimônio e o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) serão questões abordadas na palestra “Os impactos da Lei da Biodiversidade nas atividades de pesquisa e a utilização do SisGen”.
O evento acontecerá no dia 8 de maio, no auditório Frederico Simões Barbosa, às 9h, com apresentação da assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz Manuela da Silva. A palestra, organizada pela Fiocruz Pernambuco e pela Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) da Fiocruz, é destinada à comunidade do centro de pesquisa e também a profissionais e estudantes das universidades Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE) e estadual de Pernambuco (UPE).
O responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Fiocruz PE, Carlos Lucena, destaca a importância da participação dos pesquisadores/professores e alunos nesse encontro, pois os estudos que acessaram o patrimônio genético nacional a partir de 30 de junho de 2000 podem necessitar de regularização mediante cadastro no SisGen. O prazo para esta regularização termina em 05 de novembro de 2018, e o não cumprimento pode implicar na aplicação de multas.
O encontro é aberto ao público acadêmico da Fiocruz PE, UFPE, UPE e UFRPE sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Fiocruz PE.