Atividade da Universidade de Pernambuco (UPE) voltada à produção e a veiculação de audiovisuais (vídeos e podcasts) no contexto da pandemia de covid-19, o projeto Conhecimento Solidário é tema de artigo publicado na Extramuros, revista de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O texto na íntegra pode ser acessado a partir deste link: https://www.periodicos.univasf.edu.br/.../issue/current.
Intitulado "Desafios da extensão universitária em tempos da pandemia e o uso de audiovisuais como mediação para o diálogo com a sociedade", o artigo é assinado por integrantes da Pró-reitoria de Extensão e Cultural (PROEC) da UPE no período da atividade: Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues (pró-reitor), Odair França de Carvalho (coordenador geral de extensão), Carlos Augusto Mulatinho (então coordenador de esportes) e Maria Amália Arruda Câmara (então coordenadora de cultura).
O projeto Conhecinento Solidário resultou na criação de mais de 100 vídeos de curta duração (entre dois e três minutos) que podem ser acessados no canal UPE nas Redes no YouTube.
Eles foram produzidos por professores, alunos e colaboradores da UPE com uso de celulares a partir de oficinas ministradas por profissionais da TV Pernambuco, emissora pública do estado.
O artigo analisa o primeiro conjunto de audiovisuais produzidos a partir do edital lançado em março de 2020, poucos dias após o início do isolamento social decretado pelo governo.
"O Conhecimento Solidário deu voz a docentes e discentes da grande área da saúde, de modo a fazer chegar rapidamente à população em isolamento social, orientações práticas de como enfrentar a pandemia. Uma parte deste material, contendo instruções de como proceder nas diversas situações em que a doença se apresenta, foi utilizada para o treinamento de técnicos lotados nas unidades de saúde na capital e no interior do estado, para trabalhadores da construção civil e da indústria gesseira".
Os autores destacam que o recorte do relato apresentado indica que a extensão universitária avançou no sentido de passar de uma atividade assistencialista para uma atividade formativa, envolvendo professores, estudantes e a sociedade.