Criada pela Lei 2.622 de 30 de novembro de 1956, a Escola de Administração Pública (EAP) transformou-se em Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco em 1965, com o surgimento da Fundação do Ensino Superior de Pernambuco (FESP).
Nesta fase inicial, seus cursos eram destinados a promover o aperfeiçoamento e a especialização em administração dos servidores estaduais, com duração de três anos, seguindo a tendência de profissionalização da gestão governamental no país.
No início da FESP, em 1965, a FCAP era apenas uma sala de aula em um prédio da Universidade Católica de Pernambuco. Um antigo casarão da Escola Técnica Federal, na Avenida Conde da Boa Vista, foi seu novo endereço, apenas dois anos depois. Em 1974, sua sede definitiva foi inaugurada na Avenida Abdias de Carvalho, no Campus Benfica.
Em seus 65 anos de existência, a FCAP não cresceu apenas em tamanho físico.
A instituição, agora vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE) desde 1991, abriga em seus três blocos um dos melhores cursos de Administração de Empresas do país, além de oferecer também o curso de Direito. A sigla permanece a mesma, mas a denominção oficial da instituição agora é Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco.