A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE) está inscrita para participar da primeira fase do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). O Sistema foi desenvolvido e é implementado através da união do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).
A adesão das instituições ao Saeme é voluntária e tem como objetivo contribuir para que o país tenha um profissional melhor formado, mantendo a medicina brasileira no mesmo patamar de referência internacional. É importante ressaltar que o conceito de acreditação significa o reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição.
“Esperamos poder contribuir da melhor forma para que a sociedade brasileira seja contemplada com cursos de medicina que formem médicos verdadeiramente capacitados do ponto de vista técnico e profissional, comprometidos com o bem estar social da população brasileira e que sejam éticos, honestos e com uma base sólida de conhecimentos necessários à boa pratica da medicina, destaca o professor e coordenador de ensino do curso de medicina, Marco Aguiar.
SAEME - nasceu da demanda de maior participação das escolas médicas, das entidades profissionais e da sociedade no desenvolvimento de uma visão crítica sobre a qualidade da formação médica no Brasil, e da necessidade de apresentar à sociedade um processo de acreditação transparente e independente.
A proposta, inspirada na experiência de sucesso do Liaison Committee on Medical Education (LCME) – processo oficial de acreditação dos cursos de medicina dos Estados Unidos e Canadá –, é independente dos governos federal, estadual e municipal.
Com informações da unidade e da Saeme.