A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinou, no dia 26/02, na sede da financiadora, convênios selecionados em carta-convite de cerca de R$ 100 milhões destinada à conclusão de obras de ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) apoiados em chamadas anteriores do CT-Infra.
Ao todo, 31 instituições deverão receber gradativamente os recursos, a partir de abril deste ano, para dar continuidade a 91 obras. A cerimônia contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, e do presidente da Finep, Wanderley de Souza.
A Universidade de Pernambuco (UPE), na ocasião representada pela Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Propegi), Profa. Tereza Cartaxo, teve proposta de carta-convite aprovada no valor de R$ 892.126,00 para complementação da obra do Instituto de Inovação Tecnológica da instituição.
O discurso do representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Aldo Bona, foi ao encontro do que acredita Pansera. “O País precisa de pesquisa, ciência e inovação para avançar”, disse Bona. Para ele, a Finep desempenha um papel de extrema importância para as universidades estaduais do País no que diz respeito à infraestrutura de pesquisa. “Encontramos na Finep a possibilidade de consolidação do trabalho de nossos pesquisadores e dos nossos programas de pós-graduação. A iniciativa desta carta-convite foi muito bem recebida em nossas instituições”, afirmou o representante da Abruem.
CT-Infra - O Fundo Setorial de Infraestrutura financia projetos para implantação de infraestrutura física e laboratorial voltado a universidades, institutos tecnológicos e centros de pesquisa.
Com informações da Finep.