Publicado em 19/09/2024
O Tele Estomatologia é um projeto que integra o programa de Telecuidado, uma rede de cuidados que utiliza a medicina digital, também conhecida como telesaúde ou telemedicina e faz parte de uma iniciativa de pesquisa, ensino e extensão, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (PPGO/FOP-UPE), sob coordenação da Profª Drª Ana Paula Veras Sobral, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde/Direção de Telessaúde e Coordenação de Saúde.
O projeto tem como principal objetivo a identificação de lesões na cavidade oral na atenção básica. Para isso, há uma capacitação com os cirurgiões-dentistas no diagnóstico dessas lesões, com um foco especial na detecção precoce do câncer de boca na atenção primária. Uma das metas é reduzir o número de encaminhamentos desnecessários para a atenção secundária e terciária e, além disso, proporcionar uma oportunidade para que os pacientes sejam diagnosticados em estágio inicial da doença. O câncer é considerado um problema de saúde pública, e o câncer de boca está entre os dez mais incidentes no mundo. No Brasil, ocupa o quinto lugar de incidência no sexo masculino e o sétimo no feminino.
A estatística para o triênio de 2023-2025 do Instituto Nacional de Câncer prevê cerca de 15 mil novos casos de câncer de boca por ano no Brasil. Nesse período, poderão ser acumulados cerca de 50 mil novos diagnósticos para essa doença. A taxa bruta de incidência gira em torno de 6,99%, reforçando o câncer de boca como um problema de saúde pública.
O Tele Estomatologia também conta com a participação dos discentes do projeto de extensão, que trabalham ativamente na iniciativa. Os estudantes desempenham um papel fundamental na execução das atividades e na disseminação do conhecimento sobre o diagnóstico precoce das lesões orais.
‘’Se conseguirmos conscientizar os dentistas da rede para utilizarem esse serviço, que funcionará de forma síncrona ou assíncrona, ou seja, com uma consulta pré-agendada ou com o envio do material para análise através de uma plataforma, poderemos avançar muito na detecção precoce’’, ressaltou a Profª Drª Ana Paula Sobral.
A plataforma utilizada no projeto é denominada ‘’Clínic’’, que garante a segurança e confidencialidade dos dados, mantendo todo o controle da informação. Assim, prestando um serviço de teleconsultoria diagnóstica no âmbito da telemedicina, conhecido como teleassistência.