Publicado em 26/07/24
De 14 a 16 de agosto de 2024 acontecerá, na Escola de Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), o evento "Confederação do Equador e os Desafios da Cidadania e do Republicanismo no Brasil (1824-2024)". A conferência é realizada pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Comissão Temporária para as Comemorações do Bicentenário da Confederação do Equador, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e entre outras instituições, além de ser financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).
O evento é gratuito e contará com a participação de pesquisadores de diversas instituições do Brasil, que debaterão os desafios da cidadania e do republicanismo no contexto histórico da Confederação do Equador. Confira a programação das conferências:
14/08 (quarta-feira) às 10h30: As Luzes e as “Revoluções”: representações sobre o passado e o presente (e o futuro!) na imprensa pernambucana do Império. Por: Luiz Carlos Villalta (UEMA/UFMG).
14/08 (quarta-feira) às 16h45: Negros no 2 de Julho: resistência e negociação. Por: João José Reis (UFBA)
15/08 (quinta-feira) às 16h45: Raízes e ramos do Liberalismo. Por: Socorro Ferraz (UFPE)
16/08 (sexta-feira) às 14h30: Frei Caneca, pensador da República. Por: Heloísa Starling (UFMG).