Visando fortalecer e avançar ainda mais a educação pública estadual, dando oportunidade aos jovens pernambucanos de continuar os estudos, o governador Paulo Câmara lançou, ontem (30.10), o novo Programa de Acesso ao Ensino Superior (PE no Campus). A solenidade, que aconteceu na sede da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio Pernambucano, contou com a participação do reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, de secretários, representantes de órgãos e instituições de ensino.
“O PE no Campus é para que os estudantes possam concluir o Ensino Médio e terem a garantia de apoio para cursar o Ensino Superior com tranquilidade, se formar e ganhar o mundo. A partir de agora, vamos ter mais inscritos no Enem e mais alunos nas universidades públicas. Queremos, cada vez mais, fortalecer a educação pública de Pernambuco para que ela possa transformar a vida dos jovens estudantes, que são o futuro de Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.
O Programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) e pensado a partir de um levantamento realizado pelo Governo, no qual se verificou que menos de 50% dos alunos matriculados na Rede Pública se inscreviam para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no exame do Sistema Seriado de Avaliação da UPE (SSA), tem como objetivo apoiar financeiramente os estudantes de baixa renda após o ingresso no Ensino Superior das Redes Públicas Estadual e Federal, além de estimular a participação dos jovens no Enem e no SSA/UPE.
“Espero que vocês nunca desistam de se formar no padrão de excelência que o mundo moderno exige. Hoje vocês têm a oportunidade de trafegar no universo que vai preparar cada um para a vida e, esse universo, é justamente a pesquisa. Agarrem todas as oportunidades porque tenho certeza que será através delas que vocês terão acesso ao conhecimento e, consequentemente, a vida digna”, destacou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo.
“Com essas ações, o Governo Paulo Câmara busca cada vez mais incentivar os estudantes a dar continuidade aos estudos, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da educação de Pernambuco, abrindo novos caminhos e construindo um futuro mais promissor para nossos estudantes”, afirmou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.
Com a medida, estudantes pernambucanos que obtiverem as maiores notas no Enem e no SSA/UPE poderão contar com o apoio financeiro do Estado para arcar com despesas básicas no início do curso superior, especialmente moradia, alimentação e material didático. Para isso, serão ofertadas mil bolsas que podem variar entre R$ 400 e R$ 950, podendo ser recebidas cumulativamente durante o primeiro ano da graduação.
Estão aptos a participar do programa estudantes com renda familiar de até dois salários mínimos ou que a família seja atendida pelo Bolsa Família, que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública da Rede Estadual e tê-lo concluído há não mais do que cinco anos e que tenham domicilio em cidades distantes mais de 50km da universidade.
Com informações da SEI e Secti.