O grupo de Pesquisa liderado pela professora Daniela de Araújo Viana Marques, composto pelos alunos Luiz Fernando de Oliveira, Iuane Lima Fernandes da Costa, João Vitor Alves de Menezes Feitosa, Amanda Lima Silva Cruz e Krissia Rayane Oliveira Rafael Torres, do campus Serra Talhada da Universidade de Pernambuco (UPE), indentificou um fungo filamentoso novo batizado de Aspergillus serratalhadensis.
A descoberta, feita através do isolamento do solo da caatinga do município de Serra Talhada, e descrição das características do novo fungo foram publicadas na edição Fungal Planet description sheets (p. 262-263), uma das mais renomadas revistas na área de Filogenia molecular e Evolução de fungos, a revista Persoonia. A pesquisa contou com a parceria da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cristina Maria Souza Motta.
"Agradecemos ao apoio de todos que fazem o campus Serra Talhada, em nome dos professores Breno Ferraz e Marcela Wanderley, da diretora do multicampi, Rosângela Falcão, da professora do campus Garanhuns, Carolina de Albuquerque Lima e da professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Ana Lúcia Figueiredo Porto. O potencial biotecnológico do Aspergillus serratalhadensis está sendo investigado em paralelo ao processo de identificação bioquímica e molecular de outros micro-organismos isolados", destacou a professora Daniela.
Acesse o link para ler o trabalho: http://www.ingentaconnect.com/content/nhn/pimj/pre-prints/content-nbc-persoonia-0454.