O Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (GPES) da Universidade de Pernambuco realiza, às 19h de quarta-feira (30), um diálogo virtual que tem como tema "Políticas na área da Saúde e Lazer: o papel da Educação Física".
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do link https://www.even3.com.br/dialogovirtual/. A transmissão será feita pelo canal do GPES no YouTube: youtube.com/c/gpesupe. Haverá certificação.
Criado em 2004, o GPES é um grupo de pesquisa que dá suporte aos Programas de Pós-graduação em Hebiatria e em Educação Física, absorvendo entre os seus participantes uma ampla gama de profissionais de saúde (educadores físicos, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e dentistas).
É um grupo de pesquisa da grande área das ciências da saúde e que funciona na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UPE.
Participam do debate, com previsão de uma hora e meia de duração, os professores da UPE Flávio da Guarda e Alan Costa, que falarão, respectivamente, sobre políticas para a saúde e políticas para o lazer. A moderação será do professor Gustavo Arruda.
REFLEXÕES SOBRE O TEMA
As intervenções em saúde requerem ampliação do seu escopo, tomando como objeto os problemas e necessidades de saúde, bem como seus determinantes e condicionantes.
As ações e os serviços devem operar sobre a saúde e o adoecimento, incidindo sobre as condições de vida e favorecendo a ampliação de escolhas saudáveis (BRASIL/MS, 2018).
No contexto das políticas de saúde no Brasil, qual o papel do Profissional de Educação Física a partir do conceito de saúde ampliado?
As políticas públicas de lazer geralmente estão associadas a outras ações correlatas, muitas vezes pouco compreendidas pela população e pelos gestores que atuam nesse segmento.
No contexto das políticas de lazer no Brasil, qual o papel do profissional de Educação Física e qual o seu entendimento do conceito de lazer?
#edfisica #upenasredes #educacaofisica #cienciadoesporte #hebiatriaupe #ESEFUPE #gpesupe #posgraduando #cienciasdasaude