A ampliação da assistência estudantil e a garantia de mais recursos foram as principais reivindicações discutidas, na manhã de hoje (08/08), na 2ª reunião do grupo de trabalho para elaboração do Plano Estadual de Assistência Estudantil.
As modificações na lei do passe livre estudantil para beneficiar estudantes dos Campi das zonas da Mata Norte e Sul da Universidade de Pernambuco (UPE) são um dos principais pleitos do Diretório Central de Estudante da UPE (DCE/UPE). Segundo os membros do Diretório, muitos dos alunos da Mata Norte e Sul são oriundos da Região Metropolitana do Recife e fazem o uso do sistema de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).
O secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonildo Sales, que coordenada o grupo de trabalho, explicou que as reivindicações estão seguindo os tramites do processo. “É uma questão orçamentária. Já fizemos o levantamento dos recursos necessários e encaminhamos para a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que deverá validar junto ao Grande Recife, órgão responsável pelo sistema VEM. Após esse processo, a minuta de lei deverá seguir para a Alepe para apreciação dos deputados e posterior votação”, explicou o secretário.
Leonildo ressaltou ainda o esforço do Governo de Pernambuco para fortalecer a UPE, destacando a recente entrega de prédio em Garanhuns para o curso de medicina, beneficiando cerca de 500 alunos entre graduação e pós-graduação, e a abertura de concurso público da universidade com 270 vagas para Analista e Assistente de Gestão.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secti.