Na noite desta segunda-feira (24.04) no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), aconteceu a abertura do I Seminário PET-GraduaSUS Garanhuns. O evento tem como objetivo fortalecer a discussão sobre as estratégias e ações de integração ensino-serviço-comunidade, além de promover a divulgação das atividades desenvolvidas pelos cursos.
A mesa de abertura foi composta por representantes da UPE campus Garanhuns, da UFPE - Unidade Acadêmica de Garanhuns, Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e V Geres, Conselho Regional de Psicologia, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho de Desenvolvimento Rural.
O evento contou com a palestra "Integração ensino-serviço-comunidade", proferida pela psicóloga sanitarista Dara Andrade, que compõe a equipe da Diretoria Geral de Educação na Saúde da SES-PE. Logo após a explanação da palestrante, aconteceu um debate entre profissionais de saúde, professores e estudantes presentes no encontro.
Alunos dos cursos de Medicina e Psicologia, e, medicina veterinária da UPE campus Garanhuns e da UFRPE respectivamente, enviaram projetos e foram classificados para executar o programa no município em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. O programa está vigente desde maio de 2016 e segue até maio de 2018.
A programação do seminário segue durante todo o dia de hoje (25.04) no prédio III da UFRPE em Garanhuns, com mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Foram oferecidas 90 vagas com entrega de 1kg de alimento não perecível, por inscrição, que serão distribuídos a uma instituição de caridade do município ao final do evento.
PET - O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET ) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa fortalecer a integração das universidades com as unidades de saúde locais e a população.