Publicado em 27/02/24
No último fim de semana, a maratona de inovação, o Hackathon do Sertão, promovido pela Sudene e a Universidade de Pernambuco (UPE), reuniu 96 estudantes e profissionais de tecnologia, negócios e criatividade do interior de Pernambuco, que se dividiram em 11 times. Após 54 horas de desafio, as equipes apresentaram soluções inovadoras para as áreas de negócios, agricultura familiar, turismo e meio ambiente.
O evento teve o objetivo de incentivar as equipes a montarem modelos de negócios que facilitasse a criação de soluções tecnológicas. A ação faz parte do convênio assinado entre Sudene e UPE para fomentar a qualificação técnica de estudantes e profissionais no tema computação em nuvem (cloud computing).
Para a coordenadora do ambiente de inovação da UPE/Campus Salgueiro, Eryka Sobral, “os resultados alcançados durante o evento demonstraram uma significativa resposta por parte dos participantes, que se empenharam intensamente na busca por soluções inovadoras para os desafios propostos. A atmosfera colaborativa e as dinâmicas de trabalho, pautadas por oficinas e mentorias, possibilitaram um ambiente propício à criatividade e ao desenvolvimento de ideias”.