O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) ligado a Universidade de Pernambuco (UPE), foi estabelecido como referência no tratamento dos casos de malária, em Pernambuco. A determinação foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (13), com o novo protocolo de atendimento dos casos suspeitos e da assistência aos pacientes que chegarem ao estado.
Anteriormente, era preciso recorrer ao Labend, unidade laboratorial vinculada ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) para o diagnóstico da malária. Simplificando o atendimento, agora, o próprio laboratório do Oswaldo Cruz faz o exame, além de poder administrar a medicação, caso o resultado seja positivo.
"Essa foi uma adequação do estado a uma orientação nacional. O Ministério da Saúde precisava de um hospital, que ficasse responsável pelo tratamento dos casos de malária no estado, no caso, o HUOC. No caso dos navios, há um convênio com o Hospital Jayme da Fonte, então, isso não muda", explicou Demetrius Montenegro, chefe do setor de infectologia do Huoc/UPE.
A doença é transmitida por um mosquito vetor e, em Pernambuco, os casos suspeitos e diagnosticados de malária não foram transmitidos no estado.