A gestão executiva do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE) inaugura na manhã desta quarta-feira (20), às 10h, o seu Serviço de Radioterapia. Com o equipamento, pacientes oncológicos terão acesso a um tratamento de qualidade no combate ao tumor.
A iniciativa se deu através do Protocolo de Mútua Cooperação celebrado entre a União por intermédio do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) e a Universidade de Pernambuco. No dia 06 de junho de 2022 o HUOC recebeu a autorização de funcionamento concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.
O serviço contará com o equipamento moderno e avançado que inclui um acelerador linear de fótons e elétrons; uma máquina de telecobaltoterapia, um sistema de planejamento tridimensional; um conjunto para a braquiterapia composto por um sistema de braquiterapia de alta taxa de dose; quatro fontes de Iridium 192 e uma mesa cirúrgica.
A previsão é atender mais de mil usurários anualmente no serviço, garantindo assistência oncológica integral e ainda o incremento da rede de assistência estadual. De acordo com estimativas, cerca de 60 a 70% dos pacientes com câncer vão ser submetidos à radioterapia em alguma fase do seu tratamento e que o prazo para início de tratamento oncológico é de 60 dias.
“A abertura do Serviço da Radioterapia do HUOC é um avanço significativo tanto para a integralidade da assistência aos pacientes oriundos do hospital quanto para os pacientes da rede do Sistema único de Saúde. Esse será o primeiro serviço de radioterapia 100% SUS do Estado de Pernambuco e o segundo do Norte e Nordeste. O HUOC já é para o Estado de Pernambuco e vizinhos uma referência para o atendimento em oncologia e a partir desse serviço disponibilizará num mesmo espaço e principalmente de forma oportuna a assistência integral e resolutiva para os pacientes que precisam desse tratamento”, destaca a gestora executiva da unidade de saúde, professora Izabel Avelar.
Foram aproximadamente 14 anos entre o estabelecimento da cooperação e o início de atividades do setor. Toda estrutura física foi montada, incluindo a construção do edifício e a aquisição de mobiliários e equipamentos, totalizando um investimento na ordem de 9,5 milhões de reais, dos quais 3,5 milhões da esfera do estado de Pernambuco.
“Nosso agradecimento a todos os atores envolvidos das áreas médica e administrativa da UPE pelo comprometimento com essa entrega. Estamos preparados”, disse a reitora da universidade, professora Socorro Cavalcanti.
O serviço de radioterapia contará com enfermeiros, técnicos em enfermagem, físicos, médicos radioterapeutas, tecnólogos em radiologia/radioterapia.