No último dia 26 de outubro, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (Huoc/UPE) promoveu o 3° Simpósio Pernambucano sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O evento, prestigiado pela diretora da unidade, professora Isabel Avelar, foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas.
O simpósio foi promovido pela equipe ELA, estudantes de Graduação de Medicina da UPE e de Terapia Ocupacional da UFPE, residência em Cuidados Paliativos do Huoc e de Atenção Cardiovascular do Procape. Alguns assuntos foram debatidos em mesas redondas como “Alimentação na Esclerose Lateral Amiotrófica: Riscos e Alternativas”, “Intercorrências graves na ELA e outras reflexões”, “ 5 anos de histórias da equipe ELA Huoc”, entre outros.
“O Huoc trata a doença desde 2013. Momentos como esse nos traz força para seguirmos adiante com o compromisso de levar um bom atendimento para os nossos pacientes”, frisa a terapeuta ocupacional, Tatiana Carvalho.
O encontro contou com uma exposição fotográfica que homenageou os pacientes e os seus cuidadores. O projeto de extensão (Re) inventando sons também foi debatido e apresentado para a plateia. Ao final, todos os presentes receberam uma lembrança.
Estiverem presentes pacientes e cuidadores, além da equipe da ELA do Huoc, formada pela psicóloga, Gabriela Serejo, a fonoaudióloga, Patrícia Luna, o fisioterapeuta Allan Delano e as terapeutas ocupacionais, Tatiana Carvalho e Noemi Salazar.