Na próxima quarta-feira (26/07), às 9h, no auditório do Pavilhão Ovídio Montenegro, será realizado o lançamento do “Instrutivo Estadual dos Registros Hospitalares de Câncer”. O evento é promovido pela Secretária de Saúde do Governo.
O instrutivo funciona como um manual para que os registros hospitalares de câncer do estado estejam padronizados na forma de coleta de informações e notificações dos casos de câncer.
Em formato de livreto, o instrutivo tem 40 páginas e é baseado no manual de Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “ Ele é mais simplificado para que facilite o acesso do registrador e dos coordenadores do registro com as informações que são mais utilizadas no dia a dia sobre o câncer”, explica a coordenadora técnica do setor do HUOC e registradora Jucianne Lira.
Registro Hospitalar de Câncer do Huoc - A vigilância e notificação do câncer tem como um dos pilares o Registro Hospitalar de Câncer (RHC) cujos objetivos são coletar, notificar e classificar dados dos casos novos de neoplasias malignas, para a partir disto, tornar-se uma fonte de informação a respeito do diagnóstico, tratamento e evolução dos pacientes atendidos. No Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) o setor de RHC funciona de forma dinâmica e atualizada para melhor servir à população. “É um trabalho de conscientização e integração entre toda a classe médica e demais profissionais do hospital,” analisa a coordenadora técnica do setor e registradora Jucianne Lira.
Ela explica que o prontuário médico é a principal fonte de informações do registrador. “O trabalho de registro abrange desde a coleta dos dados cadastrais do paciente, como detalhes técnicos a respeito de sua patologia e também sobre antecedentes familiares e hábitos de risco como tabagismo e etilismo ”, frisa Jucianne. De acordo com ela, é com base nas informações contidas no prontuário que o banco de dados retratará a realidade da instituição. Por isso a importância de ser preenchido corretamente com todas as informações do paciente e sua patologia, de forma clara e legível. Cada caso é acompanhado por 15 anos e os de tumores em mama por 20 anos.
A equipe do RHC pretende tornar o Oswaldo Cruz um centro de referência nesta área e tem contado ativamente com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES). “A secretaria de Saúde do estado tem sido muito presente e tem nos orientado quando precisamos”, diz Jucianne. Além disso, a direção do HUOC e a chefia do Centro de Oncologia tem dado todo o suporte que necessitam.
Sobre a coleta de informações - A coleta é realizada por profissionais de saúde com formação pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e que recebem constantemente atualizações e treinamentos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde – SES.
Os dados são consolidados e enviados para o sistema nacional de informações sobre o câncer anualmente sendo utilizadas pelo INCA e pelas secretarias estaduais de saúde, para traçar um perfil epidemiológico e estratégias de políticas em saúde, promovendo assim ações educativas para prevenção e diagnóstico precoce do câncer.