1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Inep divulga CPC e IGC dos cursos da UPE - Universidade de Pernambuco

Inep divulga CPC e IGC dos cursos da UPE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou, no último dia 24/11, dois dos seus indicadores de qualidade da educação superior 2016.

Foram apresentados os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação, e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.

Os cursos da área de saúde da Universidade de Pernambuco (UPE) avaliados obtiveram conceitos que variam da faixa 2 a 4, ressaltando que dois cursos foram avaliados pela primeira vez. Confira abaixo a tabela:

CURSO

CAMPUS

CPC CONTÍNUO

FAIXA

Medicina

Garanhuns

1,57

2

Educação Física (Bacharelado)

Santo Amaro (Esef)

2,90

3

Enfermagem

Petrolina

2,81

3

Nutrição

Petrolina

2,72

3

Enfermagem

Santo Amaro (Fensg)

3,81

4

Fisioterapia

Petrolina

3,07

4

Medicina

Santo Amaro (FCM)

2,95

4

Odontologia

Camaragibe (Fop)

3,13

4

Serviço Social

Mata Sul

3,30

4

A UPE parabeniza as direções das unidades, servidores dos campi, e as coordenações dos cursos, pelos resultados colhidos através da soma do esforço coletivo e que está conseguindo transformar conhecimento em excelência profissional.

A Universidade destaca, também, o esforço dos alunos que acreditaram em suas capacidades, que mesmo enfrentando as mais adversas situações ao longo do curso, alcançaram tal feito nas suas avaliações.

ENADE: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

É objetivo do Enade acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Em 2016, foram avaliados os bacharelados nas grandes áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins e os cursos tecnológicos relacionados às áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Esse universo representou 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes no exame.  

Com informações da assessoria de comunicação do MEC.